Sobre

COOPFAS

Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar

A Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar do Sudoeste Goiano (Coopfas), nasceu com o objetivo de organizar os agricultores assentados e outros pequenos agricultores.
Cada membro da COOPFAS recebe um tratamento especial de assistência e consultoria, fazendo com que todos plante e colhão cada vez mais, utilizando técnicas avançadas e aproveite ao máximo a novas tecnologias, e assim disputar o mercado oferecendo produtos de qualidade e com garantia.
A COOPFAS está conseguindo colocar os produtos dos seus cooperados nos programas do Governo.

RESUMO

As políticas recentes de compras governamentais que emergiram a partir dos anos 2000, tais como Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), trouxeram oportunidades significativas de acesso a mercados para cooperativas de agricultura familiar no Brasil. Apesar das possibilidades que o PNAE e o PAA oferecem para a agricultura familiar e suas organizações, os programas também apresentam uma série de desafios, na medida em que envolvem diferentes agentes no processo de aquisição de alimentos.

A COOPFAS busca traçar o perfil das familias cooperadas e analisar as principais dificuldades para acessar o mercado institucional.

Foi identificado que apesar do acesso aos mercados locais em âmbito municipais e regionais, existem questões relacionadas à assistência técnica, adequação sanitária, gestão e logística que impedem as os pequenos agricultores de acessar essas políticas dos programas do governo.

Para acessar essa política, os agricultores e agricultoras familiares precisam estar organizados em associações ou cooperativas, nas quais no mínimo 70% de seus sócios devem ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), e pelo menos 55% do volume de sua produção beneficiada, processada ou comercializada seja oriunda de seus sócios com DAP. Nestes primeiros anos de implementação do PNAE, após a Lei nº 11.947/09, a COOPFAS já consegui acessar o programa em âmbito municipal e regional.

A COOPFAS tem o controle completo de todos seus cooperados e mantem os dados e diagnósticos atualizados, com informações relacionadas à produção (quais produtos, escala de produção, limitações à produção, entre outras); a gestão dos empreendimentos (controle de custos, planejamento estratégico, planos de gestão etc.); informações sobre os cooperados (total de cooperados, número de agricultores familiares no quadro social, quantidade de homens e mulheres entre os sócios); principais mercados acessados e movimentação financeira por mercado; dentre outras informações.

 

A COOPFAS busca incessantemente deixar seus cooperados esclarecidos e preparados para enfrentar o mercado consumidor e participar de licitações dos programas do governo, fazendo periodicamente uma abordagem acerca do Programa Nacional de Alimentação Escolar a partir de uma perspectiva histórica e que estrutura o programa atualmente. A COOPFAS também aborda e apresenta a metodologia em que o trabalho foi realizado e no final são mostrados os resultados e discussões dos dados analisados e as conclusões.